Consultoria Apoio Urbanístico e Estudos

Consultoria, desenvolvimento de estudos e apoio urbanístico em diversas áreas.

Consultoria no âmbito da elaboração de Planos Regionais e de Planos Municipais de Ordenamento do Território/Planos Territoriais de Âmbito Municipal (Planos Diretores Municipais, Planos de Urbanização e Planos de Pormenor) ou planos similares de acordo com a legislação aplicável e apoio ao Planeamento e Gestão urbanística e Regeneração Urbana.

Estudos de avaliação da viabilidade de empreendimentos imobiliários e de formação de produtos imobiliários.

Consultoria especializada em planeamento e gestão urbanística a outras equipas e consultores de arquitectura, engenharia, e planeamento urbanístico.

Apoio a entidades públicas e privadas no desenvolvimento de estudos e soluções que melhorem a mobilidade e acessibilidade. Sempre na procura de uma mobilidade sustentável e que tenha em conta os desafios atuais como a transição para uma economia de baixo carbono e as alterações climáticas, bem como o ajustamento a novos padrões de mobilidade. Elaboração de planos de mobilidade urbana sustentável.

Estudos de caracterização e avaliação de níveis de atendimento e de qualidade de serviço de sistemas de infraestruturas às escalas nacional, regional e local.

Cartas Educativas e Desportivas/Equipamentos

Aspetos habitacionais e instrumentos de apoio à gestão municipal, como Carta Municipal de Habitação, Planos e Programas Locais de Habitação e Estratégia Local de Habitação.

Consultoria para a Administração Central no âmbito da elaboração de Programas Regionais do Ordenamento do Território e outros instrumentos regionais.

Estudos de diversas temáticas em ligação com ordenamento do território e/ou urbanismo

Aspetos demográficos e económicos dos impactes de novas grandes infraestruturas de transporte.

Aspetos socioeconómicos e de ordenamento do território em planos sectoriais e em planos especiais.

Apoio ao setor público e privado em assuntos urbanísticos e de ordenamento do território.

Consultoria especializada em planeamento e gestão urbanística a outras equipas e consultores de arquitectura, engenharia, e planeamento urbanístico.

Desenvolvimento da temática do ordenamento do território em estudos/planos de áreas conexas. Incluindo aspetos demográficos e económicos dos impactes de novas grandes infraestruturas de transporte e aspetos socioeconómicos e de ordenamento do território em planos sectoriais e em planos especiais.

Desenvolvimento de estudos/planos na área da mobilidade à escala regional, intermunicipal e municipal.

Estudos de avaliação em diversas temáticas, incluido relatórios de avaliação de execução (de planos), relatórios de estado de ordenamento do território, avalição de planos/programas.

Avaliação de Programas Operacionais regionais de Iniciativas Comunitárias e de Programas Operacionais Comunitários.

Avaliação da execução e da adequação de PDM e da estratégia de desenvolvimento municipal que os suporte. Bem como elaboração de Relatório de Estado de Ordenamento do Território.

Desenvolvimento de estudos/planos/programas na área da habitação, incluindo carta municipal de habitação, programa local de habitação, estratégia local de habitação, entre outros.

A Carta Municipal de Habitação é o instrumento municipal de planeamento e ordenamento territorial em matéria de habitação, a articular, no quadro do Plano Diretor Municipal (PDM), com os restantes instrumentos de gestão do território e demais estratégias aprovadas ou previstas para o território municipal.

Este documento deve incluir o diagnóstico das carências de habitação na área do município, a identificação dos recursos habitacionais e das potencialidades locais, nomeadamente em solo urbanizado expectante, em urbanizações ou edifícios abandonados e em fogos devolutos, degradados ou abandonados, o planeamento e ordenamento prospetivo das carências resultantes da instalação e desenvolvimento de novas atividades económicas a instalar, a definição estratégica dos objetivos, prioridades e metas a alcançar no prazo da sua vigência.

Os municípios com declaração de carência habitacional aprovada têm prioridade no acesso a financiamento público destinado à habitação, reabilitação urbana e integração de comunidades desfavorecidas.