PP da Avenida Papa João XXIII

Terraforma / PP da Avenida Papa João XXIII

PP da Avenida Papa João XXIII

O PPAPJ enquadra-se no Plano de Urbanização de Fátima, em vigor, e abrange uma área um pouco superior a 100 hectares. A sua necessidade é determinada por este Plano de Urbanização no que se refere à infraestruturação e edificação da Cova Grande e da área entre a Av. D. José Alves Correia da Silva e a Av. Papa João XXIII, e ainda pelas consequências da construção da basílica da Santíssima Trindade e do desnivelamento da primeira daquelas avenidas.

Pretendeu-se dotar o centro religioso de Fátima de um grande eixo pedonal, no prolongamento do recinto da Cova da Iria, que envolve a nova Basílica e o Centro Pastoral Paulo VI, e que se estende ainda por um parque urbano na Cova Grande, do qual o PPAPJ abrange apenas uma primeira fase.

Simultaneamente, o Plano resolve e disciplina as grandes áreas de estacionamento para veículos ligeiros e pesados a utilizar sobretudo aquando de peregrinações, e enquadra os projetos de remodelação e alargamento da Av. D. José Alves Correia da Silva (transformada em alameda) e da Av. Papa João XXIII (transformada em via rápida urbana).

Publicado em Diário da República pelo Aviso nº 15622/2009, de 4 de Setembro de 2009

Data

2002-2009

Localização

Fátima

Categoria:

Planeamento Municipal e Urbanismo, Plano de Pormenor