Plano de Pormenor da Herdade do Pinhal

Terraforma / Plano de Pormenor da Herdade do Pinhal

Plano de Pormenor da Herdade do Pinhal

O PPHP define um Conjunto Turístico de 5 estrelas constituído por, um Aldeamento Turístico de 5 estrelas, um estabelecimento Hoteleiro de 5 estrelas e ainda um campo de golfe de 18 buracos; Tem uma previsão de 2252 camas turísticas das quais 240 são do estabelecimento hoteleiro.

Não se trata apenas de um espaço de turismo, lazer e desporto, mas também um espaço com dimensão cultural e lúdica de arte pública. A proposta foi concebida numa perspectiva de desenvolvimento turístico sustentável e, para além de um espaço de prática desportiva de golfe, será também um grande parque de fruição do Sado, envolvido por esculturas e instalações de arte pública, afirmando-se como mais-valia cultural no roteiro turístico do concelho.

A proposta do PPHP desenvolve um projecto que tem como conceito um “conjunto Turístico” que pretende associar a oportunidade comercial de âmbito turístico, à dinamização e valorização da economia e cultura locais, uma vez que a viabilidade de um turismo de qualidade inovador só é possível, se assentar na singularidade das realidades e identidades locais, paisagem, economia e cultura, oferecendo assim diferença e exclusividade a quem procura lazer.

A morfologia das construções assenta em ocupações que privilegiam a nuclearização e a construção ao longo das vias do aldeamento, recuperando assim, a lógica e tipologia das implantações tradicionais dos montes que, ao longo do tempo iam crescendo em torno de pátios ou terreiros, ou ao longo das ruas das pequenas aldeias existentes, adaptando-se sempre à morfologia e topografia do território.

Publicado em Diário da República pelo Aviso nº 4500/2010, em 3 de Março

Data

2009

Localização

Arez, Alcácer do Sal, Alentejo

Categoria:

Planeamento Municipal e Urbanismo, Plano de Pormenor