Estudo Prévio PU Vale do Freixo

Terraforma / Estudo Prévio PU Vale do Freixo

Estudo Prévio PU Vale do Freixo

O Vale do Freixo, com cerca de 380 hectares, localiza-se a norte da aldeia de Benafim, no concelho de Loulé, situando-se na zona de transição entre o Barrocal e a Serra do Caldeirão, dispondo de condições naturais e paisagísticas ímpares para a localização de um empreendimento turístico de alta qualidade e de muito baixa densidade.

Este Estudo Prévio visa fundamentar a requisição do reconhecimento do interesse público nacional pelo Governo, uma vez que se trata de um Núcleo de Desenvolvimento Económico do tipo III, conforme estabelecido no PROT Algarve.

O EPPUVF concilia a preservação dos valores naturais e do sistema de paisagem com uma ocupação urbana que totaliza apenas cerca de 38 hectares (10% da área total do sítio) e com uma área total de construção um pouco inferior a 130.000 m2, organizada em núcleos e enquadrada por alguns povoamentos de sobreiros e azinheiras, de oliveiras, de alfarrobeiras, de pinheiros de Alepo, e por áreas agrícolas, localizada no sítio do Barrocal (Rede Natura 2000).

O programa de usos e ocupações inclui áreas de turismo, um campo de golfe de 18 buracos, comércio, equipamentos (Spa, centro de desporto e lazer) e atividades económicas não turísticas.

O Governo Português emitiu o reconhecimento do interesse público a 14 de Março de 2012, através do Despacho nº 3766/2012.

Data

2007-2012

Localização

Vale do Freixo

Categoria:

Planeamento Municipal e Urbanismo, Plano de Urbanização