Cartografia de risco incêndio para a revisão do PMDFCI de Oliveira do Hospital

Terraforma / Cartografia de risco incêndio para a revisão do PMDFCI de Oliveira do Hospital

Cartografia de risco incêndio para a revisão do PMDFCI de Oliveira do Hospital

Com vista a apresentar os resultados da actualização da cartografia de risco de incêndio florestal do concelho de Oliveira do Hospital, de modo a fundamentar a elaboração do novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) 2013-2018, foram desenvolvidos os trabalhos técnicos da elaboração da Cartografia de Risco de Incêndio.

No desenvolvimento dos trabalhos foi tido em conta o disposto no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 17/2009 de 14 de Janeiro. De igual modo foram acatadas as instruções contidas no Guia Técnico PMDFCI publicado pela Autoridade Florestal Nacional em Abril de 2012.

O cálculo do risco de incêndio florestal para cada ponto do território é realizado por meio de uma função composta onde são ponderados factores tão heterogéneos como o clima, o relevo, o coberto vegetal, o historial de deflagrações, a vulnerabilidade e o valor das benfeitorias presentes. O risco de incêndio florestal tem em conta a perigosidade e o dano potencial

Foram elaboradas as cartas de Ocupação do Solo, de Combustíveis Florestais, de Perigosidade de Incêndio Florestal e de Risco de Incêndio Florestal.

Data

2013

Localização

Oliveira do Hospital

Categoria:

Ordenamento em Espaço Rural e Riscos, PMDFCI