ARU Castro Marim

Terraforma / ARU Castro Marim

ARU Castro Marim

Delimitação da ARU, ou seja da área territorialmente delimitada que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas, dos equipamentos de utilização coletiva e dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, designadamente no que se refere às suas condições de uso, solidez, segurança, estética ou salubridade, justifique uma intervenção integrada, através de uma operação de reabilitação urbana aprovada em instrumento próprio ou em plano de pormenor de reabilitação urbana.

A vila de Castro Marim possui uma longa e rica história e um património valioso, quer no contexto do Baixo Guadiana, quer no Algarve. Ao longo dos últimos anos têm sido desenvolvidos diversos trabalhos de valorização do património edificado. A delimitação da ARU é por isso um passo numa estratégia de regeneração urbana mais abrangente levada a cabo pelo Município de Castro Marim.

A delimitação da ARU determina que o Município de Castro Marim assume a necessidade de congregar nessa área, em sequência de uma estratégica previamente definida, um conjunto de intervenções e investimentos integrados, assegurando o desenvolvimento urbano sustentável e a salvaguarda do património edificado.

A regeneração urbana deverá ser um projeto integrado, onde se misturam e valorizam a reabilitação urbana física do edificado, a componente social, o dinamismo de atividades económicas, etc. A ARU de Castro Marim é, deste modo, o ponto de partida para uma estratégia a longo prazo de regeneração urbana em Castro Marim.

Localização

Castro Marim

Data

2016

Categoria:

Área de Reabilitação Urbana e Operação de Reabilitação Urbana, Regeneração e Reabilitação Urbana